quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Chita Chique

Segundo o “Dicionário da Moda“, de Marco Sabino, a chita é fabricada no Brasil desde o século XIX. Originária da Índia, ela é composta por algodão barato e geralmente é estampada com flores. Já foi usada por personagens de Machado de Assis e Aloísio de Abreu e como matéria-prima para vestidos de festa junina. No século XXI, passou a ser utilizado por estilistas como forro de bolsas. Nos anos 80, quando visitaram o Brasil, Kenzo e Jean Paul Gaultier se encantaram com o charme deste tecido que agora virou um coringa da decoração.


O metro da chita custa cerca de R$5, por isso ela representa uma saída barata na busca por dar um charme a qualquer ambiente sem gastar muito. Para quem não está disposto a se aventurar no mundo da decoração, lojas como Anaiê, Farm e Camicado oferecem produtos inspirados pelo tecido. Em sua linha criada para a Oxford, o designer Marcelo Rosenbaum usou símbolos caracteristicamente brasileiros para estampar os itens. Entre eles, a chita. Segundo Marcelo, ela tem um “RG” bem brasileiro e funciona como um sudário da nossa cultura popular.


Na opinião de Renata Bueno Mellão, autora do livro “Que Chita Bacana” e responsável pela Casa-museu do Objeto Brasileiro, o uso do material na decoração é um reflexo da busca da identidade brasileira. “O Brasil está buscando sua identidade e valorizando o que é seu, em contrapartida à globalização. Acredito que, em termos de vestuário, ela tem muitos concorrentes mais confortáveis. A chita nos serve de referência, é um ícone de brasilidade.“, afirma a também autora da exposição “A chita na moda”, realizada em Paris, que reuniu trabalhos de estilistas como Glória Coelho, Marcelo Sommer e Ronaldo Fraga.



E o que representa melhor o Brasil do que carnaval? Em 2009, a chita foi tema do enredo da escola de samba carioca Estácio de Sá. “Que Chita Bacana“, de autoria do carnavalesco Cid Carvalho, mostra o percurso traçado pelo tecido até chegar ao Brasil. O samba também mostra as diferentes representações que a chita recebeu aqui, ao vestir dos participantes das quadrilhas de festas juninas aos membros dos movimentos Tropicalista e Hippie. Mesmo após tanto tempo de seu surgimento, é sempre bacana ver como a chita consegue se renovar e se manter atual.






Um comentário:

  1. Gostei de saber do uso da chita em decoração. Moro em Caxias no rio de Janeiro. A chita está custando $6,99 reais em algumas lojas.

    ResponderExcluir

PARTICIPE! Seu comentário será publicado após aprovação do moderador do blog!

 
Real Time Web Analytics