segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

E o Verão 2011?

Dois bureaux de tendências, Stylesight e WGSN, aproveitaram a atenção que imprensa, compradores e demais interessados em moda dão ao assunto durante o SPFW para apresentar palestras sobre as tendências para o verão 2011.


Em comum, ambas falaram sobre uma busca pela simplicidade, o uso da memória e/ou herança como recurso para criar o novo (numa união do tradicional com as novas tecnologias) e uma espécie de neo-psicodelismo em que cores fortes e experiências sensoriais são valorizadas. As diferenças ficam no número de divisões - Stylesight tem 4; no WGSN, 3.







Do WGSN, uma questão para prestar atenção: segundo a agência, em 2011, a China já terá capacidade para competir com produtos de moda e design, não só com produção.



Abaixo, um resumo em tópicos do que cada bureau apontou como macro-tendência.

. Stylesight
Diretora da tendência: Camila Toledo


Heritage: brasões, armaduras e outras figuras da realeza ou artesanato folclórico aparecem em peças que unem novas tecnologias ao antigo. As formas são rígidas como os espartilhos. Materiais: seda, renda, madrepérola.

Atenção para essa dica... A Mundoposto vai a fundo no folclocle , na memória e principalmente artesanato, já estamos estudando nosso verão em cima dessas dicas.


Cartela de cores "barrocas": vermelho carmim, vermelho bico de papagaio, azul aguado, cinza e metálicos.


Naivety: inspirado no festival de Woodstock é uma ideia de escapismo em que a sustentabilidade é o carro-chefe. Pense em conforto e jeans de cores lavadas.


Überground: é a cultura de rua que traz energia à moda. Os tecidos são esportivos e tecnológicos e o brilho das fibras metálicas é que irá acender. Cartela de cores cítricas: amarelo, laranja, vermelho vivo.



Divinity: é a busca pelo mundo espiritual. O estilo de vida é mais simples - togas, roupas de algodão, looks monocromáticos devem entrar no guarda-roupa. Cartela de cores "indiana": laranja, amarelo, vermelho mais fechado.



. WGSN
Editora-chefe de retail: Lorna Hall

Timelines: quando o passado e a ciência andam juntos. O velho e o novo são atraídos para criar um terceiro caminho - tecnologia de ponta com design antigo, por exemplo. Lorna citou a coleção de verão 2010 da Osklen como um bom exemplo sobre a tendência. Cartela de cores "de legumes": tons intensos (beringela, beterraba etc) se alternam com jeans estonados, com muitas lavagens.



Sensory: tudo que tem a ver com os sentidos, principalmente com a audição. É a parte mais relacionada à conectividade. Cores como amarelo, laranja e rosa aparecem como explosões.




Fair & Square: aqui está o desejo de simplificar tudo e valorizar apenas o que é essencial. O design é limpo e funcional e as cores são primárias e neutras, valorizando looks monocromáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE! Seu comentário será publicado após aprovação do moderador do blog!

 
Real Time Web Analytics